RENNEÉ:UM DESABAFO! EU POSSO?

UM DESABAFO! EU POSSO?

Por Renneé Cardoso Fontenele

13:50  de 29 de maio de 2011!

Antes de iniciar, queria a permissão de meu caro leitor, na medida em que lhe for possível, para que eu faça, aqui, um desabafo, como torcedor apaixonado que sou!

Após os incontáveis “rascunhos” produzidos pela Federação de Futebol do Piauí – FFP, desde o início do campeonato deste ano, resultando em muitas conjeturas e, em alguns casos, provocando desconforto, é de se estranhar que, em meio a tanto disse e me disse, e de tantos interesses de dirigentes de clubes, haja algo no futebol do Piauí que surpreenda alguém…

Uma Federação que ora existe, ora não! Dirigentes de Clubes que usam, ou tentam, o cargo como válvula de retenção, a fim de que seus reais interesses sejam correspondidos. Nomeações ou, até mesmo, posse pela democrática votação de pessoas sem a menor condição intelectual, moral e psicológica para a investidura de cargos para os quais são designadas. Um sentimento individual, partindo da própria construção dos valores repassados em contexto familiar, de pessoas que se dizem “colaboradoras” ou “integrantes” do futebol do Piauí – são, no entanto, os morcegos do futebol. Uma arbitragem que (sem necessitar mencionar termos, apenas verificar a inexistência de um árbitro do nosso futebol no quadro da FIFA) se nos mostra tão frágil quanto possa parecer. Um “Regulamento” beneficente: quase sempre (ou sempre?) retirando do interior e auxiliando a capital, porque não há como expressar a falência dos clubes de Teresina e a ascensão do futebol do interior, há muito tempo, e, por isso, a imagem negativa do nosso futebol, oriunda da própria capital do Estado, levando aos estádios cerca de 30, 40, 50 torcedores, enquanto que, no interior, em seus pequenos estádios (porém lotados), a presença das torcidas é verificada com seus públicos maiores da competição, saindo de suas casas 1000, 2000 pessoas, em seus transportes: carros, motos, bicicletas, skates e, muitos, a pé. Sem mencionar aqui os alternativos!

Pobres, ricos, pretos, brancos, amarelos, caboclos, vestidos, descamisados, sóbrios, ébrios, homens, mulheres e crianças – eis a nossa torcida, a torcida piauiense, de Parnaíba, Luis Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Cocal, e tantas outras cidades que se unem e brilham ao apito do árbitro, ao correr da bola em nossos modestos campos, ao grito de gol que ecoa e faz arrepiar até os menores em espírito…

Não adianta, neste momento, nomear a situação do futebol local, ou estacionar algum comentário ao som de “morre o futebol piauiense” , “sepultado o futebol do Piauí’ ou “o futebol piauiense está de luto”…Não! Não surte efeito!

Uma verificação, todavia, me faz refletir e concluir: há um acordo tão pequeno quanto o grupo que o constituiu. Nesse grupo, infelizmente, figura o Parnahyba, o time de minha euforia, de minhas horas, sentado, em pé, andando, se locomovendo de qualquer forma, enfim…

Estou mais triste do que envergonhado: triste, pela situação negativa, pela ausência de contemplar meu time em campo; envergonhado, pelo atual Conselho Deliberativo do Parnahyba – razão de toda essa pilhéria indesejada e, quem sabe, de um resultado horrendo para o Clube de quase cem anos do Piauí!

Segundo o site oficial, o Conselho Deliberativo do Parnahyba é formado atualmente pelos seguintes membros:

Hélio Alelaf – Presidente do Conselho

(01) RODNEY OLIVEIRA SPÍNDOLA  (02) FRANCISCO EMÍDIO NETO (03) OSVALDO DOS SANTOS BRANDÃO (04) IZAIRTON MARTINS DE CARMO JÚNIOR (05) HÉLIO DAMASCENO ALELAF (06) RAIMUNDO NONATO ESCÓRCIO PINHEIRO
(07) CARLOS ANTÔNIO F. DO ESPÍRITO SANTO (08) CARLOS JOSÉ SANTOS NEVES
(09) FRANCISCO DE ASSIS CAJUBÁ DE BRITTO (10) GILBERTO ESCÓRCIO DUARTE FILHO (11) GILBERTO ESCÓRCIO DUARTE (12) JOSÉ LIMA E SILVA
(13) MARCUS AURÉLIO RODRIGUES DE JUSTO PINHO (14) JOSÉ DE ARIMATÉA NASCIMENTO SOARES (15) JOÃO PAULINO SOARES NETO
(16) LUIZA GONZAGA PEREIRA DA SILVA (17) MIGUEL BEZERRA NETO
(18) MAURÍCIO CÉSIO ARAÚJO DUTRA (19) ROBERTO CAJUBÁ DA COSTA BRITTO
(20) BENEDITO GOMES DA SILVA (21) RAIMUNDO NONATO COSTA
(22) AIRTON JOSÉ ALVES DA SILVA (23) ELIAS RIBEIRO DE FARIAS
(24) JORGE LUIS ARAÚJO SILVA (25) FRANCISCO IRAN DE CASTRO MAPURUNGA
(26) JOSÉ KLEITON DE SOUSA ROCHA (27) LUIZ GONZAGA DA SILVA
(28) REGINALDO SANTOS NEVES (29) MAURÍCIO VIEIRA DE CARVALHO
(30) JOSÉ ARIMATÉA CARVALHO SILVA.

MEMBROS SUPLENTES:

(01) NICODEMOS MOREIRA SANTOS (02) OSMAR BEZERRA LINHARES
(03) RENÊ GOMIDE SOARES (04) JOÃO DA CRUZ SOUSA
(05) RONALD SANTOS (06) FRANCISCO LÚCIO CIARLINE MENDES
(07) FRANCISCO TORRES DOS SANTOS (08) RENATO SANTOS CASTRO JÚNIOR
(09) HAROLDO PASSOS NASCIMENTO (10) CALIXTO DAMASCENO ALELAF.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s