SEPTUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO PIAUÍ!

SEPTUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO PIAUÍ!

(Parnaíba-PI) Por Renneé Cardoso Fontenele

(Federação de Futebol do Piauí, em seu septuagésimo aniversário, passa por momento delicado!)

Fundada a 25 de novembro de 1941, a Federação de Futebol do Piauí completa, hoje (25), seus 70 anos de existência. Raymundo Ney Bauman foi o seu primeiro Presidente, e o Botafogo Esporte Clube (extinto clube de Teresina) o primeiro campeão (1941).

Mas foi na gestão de Alfredo Alberto Leal Nunes que fora implantado o profissionalismo, passando a Federação Piauiense de Desportos – FPD. Cinquenta anos depois, a FPD resulta na Federação de Futebol do Piauí, atual FFP.

Conveniente, entretanto, salientar que, muito, muito antes, o futebol piauiense já revelava seus campeões, assim como acontecia em outros estados do país.

Então, havia, em Parnaíba, a Liga Sportiva Parnahybana (LSP) e Liga Piauiense de Esportes Terrestres (LPET). Igualmente, em Teresina, a Liga Sportiva Teresinense (LST), Liga Piauhyense de Sports Athleticos (LPSA), Liga Piauhyense de sports Terrestres (LPST), Liga Teresinense de Esportes Terrestres (LTET) e Diretório Piauhyense de Esportes Terrestres (DPET). Porém, só uma liga era filiada à Confederação Brasileira de Desportos – CBD, atual CBF, àquela época: a de Parnaíba.

Mesmo sendo somente a de Parnaíba filiada, o futebol piauiense acontecia de maneira tal que dois campeões eram considerados. Porquanto, pela LSP, o Parnahyba Sport Club fora campeão em 1916 (tornando-se o primeiro campeão piauiense), e, pela LPET, em 1924, 1925, 1926, 1927, 1929, 1930 e 1940. Pela capital (DPET), o primeiro campeão foi o extinto Palmeiras Futebol Club, em 1918.

Em 1917, surgia o grande rival do Parnahyba Sport Club do início do século XX, o Internacional Athletic Club (clube de Parnaíba extinto).

O colorado disputou o campeonato entre 1917 e 1940, sendo campeão pela LPET em 1921 e 1928*. Sendo Samuel Bompet o seu primeiro Presidente, é do Internacional Athletic Club o registro (1917) mais antigo do Futebol Piauiense, embora o Parnahyba Sport Club seja o mais antigo clube de futebol do Piauí. Somente em 1941, por Lei, as Ligas em todo o Brasil foram fundidas em uma só, originando as Federações.

Não significa inoportuno mencionar que os registros antigos são fragmentados e escassos. O importante, contudo, é a existência deles, fato por si só relevante!

_____

*Por equívoco do autor, há uma matéria nesta página  https://futebolpiauiense.wordpress.com/2010/05/07/parnahyba-sport-club-%E2%80%93-penta-campeao-piauiense-de-futebol/   atribuindo a conquista do título de 1928 ao Parnahyba Sport Club. Tal conquista, realmente, pertence ao Internacional Athletic Club, campeão em 1921 e 1928.

(EXTINTO CLUBE DE PARNAÍBA – INTERNACIONAL ATHLETIC CLUB – 1917 – REGISTRO MAIS ANTIGO DO FUTEBOL PIAUIENSE!)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s