O QUE ESTAVA E NÃO PREVISTO “DENTRO E FORA” DAS QUATRO LINHAS

01.11.2012  17h

ALÉM DA CRÔNICA – OPINIÃO

Valdomiro: dos gols como goleador à experiência de treinador. (Foto: Gil Galvão/Ponte Preta Cam)

(Enxuga-Rato contratou vários atletas e não conquistou um dos dois títulos em disputa!)

Por Renneé Fontenele

Parnaíba, PI

Muito antes do início do campeonato desta temporada, Parnahyba e Piauí iniciaram suas respectivas preparações. Pensando em seu centenário, ao Parnahyba caberia conquistar o título com toda força possível, e o fez, de maneira bastante objetiva. Ao Piauí nada mais diferente seria necessário: “apenas” ser campeão e voltar ao topo do futebol piauiense. Dois clubes e duas histórias distintas, evidentemente.

Em meio a tantas cogitações, Aníbal Lemos foi contratado para o difícil trabalho de conquista, vestindo, pela primeira vez, a camisa azulina do litoral. Tudo estava indo bem, até algumas derrotas “inesperadas” interromperem o trabalho do treinador e de seu auxiliar, Cristiano Carvalho. O rumo deles seria o mesmo, mas com outra “roupagem”.

Cristiano Carvalho e Aníbal Lemos, por duas vezes, muito próximos do título. (Foto: Renneé Fontenele/Futebol Piauiense)

O Enxuga-Rato mencionou Viola… Isto mesmo! Viola, o sobremodo conhecido goleador do futebol brasileiro. Mas o centroavante, já calejado, não vestiu a camisa do Enxuga. Estava previsto, contudo!

Insatisfeito com o trabalho de seu treinador, o Galo Carijó então recebeu Aníbal e Cristiano, para o comando técnico tricolor. Do outro lado (do lado azul), Paulo Moroni (que havia sido cogitado no início) chega ao CT do Tubarão, com a mesma missão de Aníbal: levar o Tubarão ao título.

Parnahyba e Piauí, então as duas equipes que “anteciparam” seus trabalhos, visando o certame deste ano, iniciaram uma série de partidas, conseguindo, ao término dos campeonatos disputados, resultados esperados e inesperados.

Pela “dianteira”, a equipe do River articulava uma das duas conquistas: a ideia era conseguir uma vaga na Copa do Brasil de 2013, de qualquer maneira, ou melhor, fosse via Estadual ou Copa Piauí. Não faltou muito para o “Eterno Campeão” chegar a tal, mas havia o Rubro-negro de Oliveira Canindé, persistente, “mineirinho”, dando a volta por cima (velha expressão) e desacreditado pela sua torcida. Desacreditado? Sim, creio!

Ausente no estadual, torcida riverina compareceu na Copa Piauí. (Foto: Israel Araújo/Diário de Teresina)

O “Quase” do River pode, aqui, ser emprestado ao 4 de Julho, que lutou bravamente, mas não obteve a conquista, por detalhes…! Estava previsto que a equipe do Caiçara não faria uma boa campanha. Ah, sim, estava! O Leão do Norte disputou o certame com a equipe base, terminando na lanterna da competição. Conseguiu, todavia, marcar a estreia de Valdomiro como treinador.

Na equipe flamenguista, estava estampado o “caminho” para o título: duas finais e uma conquista. A equipe rubro-negra retira Danilo Queiroz do comando técnico, substituído por Oliveira Canindé, encerrando a temporada com a segunda vaga da Copa do Brasil de 2013. Um “ufa!”, merecido, em relação ao ano passado! Danilo, por sua vez, encaminhou-se ao Leão do Marataoan, sendo campeão estadual sub 18 (Danilo é “Pé-quente”, pois!).

Enfim, em relação aos torcedores, mais uma vez a torcida do Parnahyba foi destaque do campeonato, comparecendo dentro do esperado, o que já acontece há muitos anos. Coisa parecida a torcida riverina fizera, na Copa Piauí, destacando-se, acreditando em sua equipe, mesmo perdendo a final para o arquirrival Flamengo.

Com o retorno de Cori e Barras, e a ausência dos clubes de Campo Maior, a tabela da próxima disputa estadual já foi divulgada e, com ela, o sentimento de conquista articulado pelo torcedor dentro das possibilidades de seu clube e do “tamanho” de sua emoção. Que venha a temporada 2013 e muita bola na rede!

1 comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: